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 Tutorial Counters

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Eskyz
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MensagemAssunto: Tutorial Counters   Sex Jan 23, 2009 4:15 pm

Tutorial Counters

Nível: Iniciante
Programas Utilizados: Multimedia Fusion 1, Multimedia Fusion 2, Multimedia Fusion Express e The Games Factory

Sobre o Tutorial:

Fiz esse tutorial para os novatos que estão começando a mecher no Multimedia Fusion 1, no Multimedia Fusion 2, no Express e no The Games Factory. Nesse tutorial vamos aprender o básico sobre os Counters

Introdução:

Counters são uma função do The Games Factory, Multimedia Fusion e Multimedia Fusion 2. Básicamente são "Contadores" que com bastante criatividade e experiência podem ajudar inclusive a criar um jogo isométrico. Um bom exemplo de que o Counter fez bonito foi na engine de Jogo Isométrico do STALTZ. Você pode fazer o seu Counter ser desde um simples contador de tempo, até uma informação PRECISA da posição atual do jogador (no jogo, claro)

Como os uso?

Insira um novo objeto e selecione a opção "Counter". Simples não?!

Aparência:

O Counter pode aparecer de 6 formas diferentes em um jogo. (Hidden, Numbers, Vertical Bar, Horizontal Bar, Animation e Text). Agora vamos saber como o counter fica em cada uma delas...

Hidden: Faz o Counter não aparecer no jogo

Numbers: Exibe o Counter em forma de números que PODEM ser editados

Vertical Bar: Exibe o Counter em forma de uma barra vertical com Degradê. Bem, se selecionar nas duas cores a mesma cor, não será mais um Degradê, né...

Horizontal Bar: A mesma coisa que a Vertical Bar, porém a barra não é vertical, mas sim horizontal

Animation: Faz o Counter aparecer no jogo em forma de uma animação

Text: Faz o Counter aparecer em forma de texto. É a mesma coisa que o Numbers, porém não é possível editar os números nessa opção

Valores:

O Counter tem três valores: Initial Value (Valor Inicial), Minimum Value (Valor Mínimo) e Maximum Value (Valor Máximo). Esses valores podem ser editados nas propriedades do Counter

Enquanto Isso no Event Editor:

Enquanto o Counter tem todas essas funções no LEVEL EDITOR, ele é ainda MAIS funcional no Event Editor. A partir de agora, conheceremos todas as funções dos Counters. Claro, apenas as funções EXCLUSIVAS. Porque se formos botar aqui também o que fazem as colisões, etc, que tem em qualquer objeto, vamos perder muito tempo sem motivo nenhum, já que esse tutorial não é destinado a isso

Condições:

Text > Is font bold? - Se a fonte estiver em Negrito...

Text > Is font italic? - Se a fonte estiver em Itálico

Text > Is font underlined? - Se a fonte estiver sublinhada...

Text > Is font strikeout? - Se a fonte estiver riscada...

Eventos:
P.S.: Aonde tiver (?) significa que é você que escolhe...

Text > Set font name - ...a fonte faz escrever a expressão (?)

Text > Set font size - ...o tamanho da fonte irá mudar para (?)

Text > Set bold - ...o texto ficará em Negrito

Text > Set italic - ...o texto ficará em Itálico

Text > Set underlined - ...o texto ficará sublinhado

Text > Set strikeout - ...o texto ficará riscado

Text > Set text color - ...a cor do texto irá mudar para (?)

Set Counter - ...o counter vai mudar de valor para (?)

Add to Counter - ...vai adicionar (?) ao Counter

Subtract from Counter - ...vai subtrair (?) do Counter

Set minimum value - ...o valor mínimo do Counter vai mudar para (?)

Set maximum value - ...o valor máximo do Counter vai mudar para (?)

Possibilidades:

Com criatividade e experiência é possível fazer coisas fantásticas com Counters. Sistemas de dinheiro, sistema de níveis, sistema de precisar da chave para abrir a porta, e muito mais! Para ter uma idéia, um tiro carregado que nem o do Megaman X, pode ser feito com counters.

Finalizando:

Bem galerinha, aqui eu acabo esse tutorial sobre Counters. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Abraços!

NOTA: O tutorial foi feito por mim mesmo. Talvez esteja em HTML no post, porque eu só peguei o código fonte da seleção lá do meu blog Wink
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