InícioPortalRegistrar-seFAQRegrasConectar-se

Compartilhe | 
 

 Apêndices Básicas do RGSS - 1

Ir em baixo 
AutorMensagem
Legolas
Moderador-Global
Moderador-Global
avatar

Masculino Número de Mensagens : 119
Warning : 0%
Premios : : 0
: 0
: 0
Habilidade 1 :
Habilidade 2 :

MensagemAssunto: Apêndices Básicas do RGSS - 1   Seg Ago 10, 2009 6:36 pm

Esse tópico foi colocado no RMXP,se vocês procurarem lá acharam.
Os Autores são:Desert Eagle e Legolas(Eu)
Créditos:Desert Eagle
Por fazer as apendices
Creditos:Legolas
Por postar a apendice e acrescentar uma parte da apêndice.

Primeiramente você deve criar um novo projeto para estudar os scripts.

Como os scripts são os dados que executam o jogo em si, é melhor você criar um novo projeto para estudo. Assim, caso você cometa algum erro ou engano, não perderá nenhum dado importante. Se você quiser, você pode fazer um backup dos scripts do seu jogo ou do seu jogo de testes. Os scripts são armazenados no arquivo Scripts.rxdata, na pasta Data.

Após criar um novo projeto, selecione a opção 'Editor de Scripts', no menu 'Projeto'.

Quando o editor de scripts abrir, selecione o primeiro item da lista e clique com o botão direito. Agora, clique na opção 'Inserir'.

O nome da seção é irrelevante, mas vamos chamá-lo de TESTE. Fica mais apropriado para o que estamos fazendo. Nomeie a seção usando a opção 'Nome', na parte inferior da janela do Editor de Scripts.

Digite isto no editor:

exit

A linguagem Ruby é case-sensitive, isto é, exit é diferente de EXIT. Ao terminar de digitar isto, em letras minúsculas, salve e feche o editor de scripts. Agora, tente testar seu projeto.

Quando você tentar testar seu projeto, quando a janela abrir ela irá se fechar imediatamente. Em outras palavras, você usou o comando exit para fechar a janela de seu projeto. O comando exit, finaliza o programa.

Como a seção TESTE está em primeiro lugar na lista de seções, ele é executado primeiro. Logo, a seção TESTE com o comando exit fizeram o programa finalizar logo que iniciado. Os outros scripts de exemplo não usam o comando exit, porém, quando você for criar seus próprios scripts utilize o comando exit.

Os comentários em Ruby são iniciados com #

Comentários não são executados pelo programa , então são usados como "lembretes" sobre a linha do código ou alguma mensagem que o programa está se referindo.



exit # Finaliza o programa


Isto é igual ao comando de comentário de evento que é igualmente útil para ter uma explicação simples dos conteúdos de um programa para fazer isto fácil entender. Até mesmo se, depois de certo tempo passou, você esquece da função de uma seção de código, comentários são um modo bom para lembrar o que essas seções de códigos fazem para você.

Nas páginas originais você pode notar um comentário grande no começo do programa que explica o que faz. Não é necessário fazer isto em suas próprias seções. Também, por favor note aqueles caráters estranhos depois o # é lá fazer a explicação mais fácil ler.

A estrutura de um programa pode ser dividida em gramática e biblioteca.

Gramática é um sistema para descrever as regras de um idioma. Isto é aplicado da mesma maneira que fazem em idiomas lingüísticos como o japonês e português. Por exemplo em condições como a gramática de desvio condicional e gramática de voltas.

Biblioteca é a coleção de funções como cadeia de caracteres que processa e pinta a exibição. Pense nisto como estando como uma "palavra" em inglês ou japonês. Aprendendo a gramática do inglês e aumentando seu vocabulário lhe permite usar o inglês facilmente em conversação cotidiana. A biblioteca trabalha no mesmo princípio disso.

Nesta "introdução ao script" compilação de fundamentos, gramática é o centro de estudo.

"Como estudar gramática me ajuda?" No começo você ficará confuso, mas ententendo uma simples gramática, memorizando e aprendendo por básicos exemplos, não será difícil de aplicar aquela lógica a tarefas mais complexas.

Então vamos começar!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Apêndices Básicas do RGSS - 1
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Pack Músicas MIDI criadas por mim
» Crie suas músicas e sons!!!
» [Vídeo-Aula]Aula 4.1 - Usando funções básicas do draw
» Swing Baiano - Hit do Hadouken
» Led Zeppelin Reggae?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Makers :: RpgMaker :: RpgMaker XP :: Tutoriais-
Ir para: