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 RGSS By Legolas - Entendendo o Sistema de HUDs Parte 1.1

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Legolas
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MensagemAssunto: RGSS By Legolas - Entendendo o Sistema de HUDs Parte 1.1   Ter Ago 11, 2009 2:59 pm

Autor:Legolas

É bem simples este tutorial, oquê vou fazer exatamente é apenas dizer as funções de tudo oquê está dentro de uma HUD.

X = 0
Y = 0
Largura = 300
Altura = 300

X e Y são o plano cartesiano que seria o "Altura e Largura".O X é Altura e o Y a Largura da HUD.Em baixo a HUD está em 300 x 300.

class Hud < Window_Base
def initialize
super(0,0,300,300)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
@ator = 0
refresh
end

A "class Hud" é uma nova Classe chamado HUD que você acabou de criar e a parte < Window_Base é de onde vai ser retirado tudo oquê há no Script.

def initialize

Def é uma ação que acontecerá no inicio do script, a ação será initialize que é "Iniciar".

super(0,0,300,300)
self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)

Super é a ação que define o tamanho "(0,0,300,300)" para que ocorra tudo certo, você tem que colocar igual ao tamanho do Script acima.
A parte "self.contents" é quando ele carrega tudo oquê há o no Script, toda a vez que fará mais de uma ação no script é necessário que adicione isso.

Bitmap.new (width - 32, height - 32)

O Bitmap.new é como se você estivesse desenhando a Window da HUD e o Width e Height são o tamanho.

@ator = 0
refresh
end

A parte @ é uma variavel:

var
variáveis locais, alteram nomes ou números na mesma ação.
@var
variáveis públicas, servem para a classe que a declarou ( nosso caso ator ).
$var
variávei globais, servem para bases de outras classes.
VAR
Variáveis constantes, são declaradas para valores que não podem ser modificados.


A Parte refresh é quando vai iniciar tudo novamente e o end é quando acaba a operação.
Toda há vez que usar a refresh você tem que utilizar o end para ecerrar todas as ações.
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